PROCURA FORNECEDOR?

5 dicas para começar a organizar o casamento

Ano novo, estado civil novo! Percebo que a tendência norte-americana dos pedidos de casamento acontecerem durante as festas de fim de ano é cada vez maior no Brasil. Por isso, imagino que estou ganhando diversas novas leitoras que acabaram de dizer o primeiro “I do“, certo? Sejam bem-vindos, meninas e meninos (sim, temos meninos que também lêem o colher e super interagem comigo, adoro!). E, como sempre digo nas palestras, ao aceitar um pedido de casamento, as noivas (e os noivos) caem de paraquedas em um universo paralelo chamado “preparativos de casamento”.

wedding-checklist-free-wedding-checklist-philadelphia-wedding-philadelphia-wedding-planner-wedding-planning-checklist-checklist-for-wedding

Ui, muita calma nesta hora! Calma porque a ansiedade é tanta que as noivas mal colocam o anel de noivado numa mão, já pegam o iphone com a outra e… google para que te quero! São tantas dúvidas, referências, expectativas…! Bom, primeira recomendação: segurem a ansiedade e observem que a palavra agora é definição. Vamos definir, nesta ordem, os 5 pontos de partida para começar a organizar o casamento com o pé-direito?

1) DEFINIR O ORÇAMENTO DISPONÍVEL

Parece óbvio, mas nem sempre consegue ser uma meta colocada em prática. Definir o quanto se pode gastar é um passo fundamental para evitar desarmonia entre noivos e familiares nos preparativos do casamento. É importante ter em mente que cada convidado, custa, em média, hoje em dia, cerca de R$ 350/convidado. Isso porque o cálculo não pode ser feito levando em conta apenas o valor buffet, cada pessoa representa uma cadeira a mais, um guardanapo de tecido a mais, uma lembrancinha a mais… E sem dúvida é a definição do orçamento que vai ajudar a definir o número de convidados (!).

2) DEFINIR A LISTA DE CONVIDADOS

Um dos momentos mais difíceis da organização do casamento: listar os eleitos. No entanto, é o número de convidados que vai influenciar na escolha do local do casamento. Afinal, é preciso ter um local com capacidade compatível com o tamanho da festa, nem mais, para não ficar “vazio” nem menos, para não ficar desconfortável.  E é também o número de convidados

3) DEFINIR O ESTILO DO CASAMENTO: MINI WEDDING, TRADICIONAL, DESTINATION..?

4) DEFINIR O LOCAL DO CASAMENTO

5) DEFINIR A DATA!

Caderno da Noiva Cícero