PROCURA FORNECEDOR?

Entrevista | A arte da mesa posta, por Santeh

Mery Siqueira,  administradora que trabalhou por muito tempo com decoradores em Belo Horizonte, percebeu um gap no mercado: existiam pouquíssimos (e caríssimos!) fornecedores de peças para compor uma mesa em casamentos. Foi assim, em 2006, que surgiu a Santeh Complementos de Mesa: com seu bom gosto e fino faro para o que as noivas desejam em seus casamentos, ela montou uma empresa com olhar empreendedor e delicado, que fez história no mercado de BH e hoje, atende o Brasil inteiro – inclusive em destinations wedding internacionais.

Como foi o processo de montar a Santeh Mesa Posta? Você já tinha contato com o universo da decoração?
Montar a Santeh não foi fácil. Por mais que eu já tivesse trabalhado no mercado de decoração, eu sempre fui administradora e trabalhava com um decorador em Belo Horizonte. Neste trabalho, percebi uma deficiência no mercado: não havia muitos fornecedores de mesas postas para eventos, era muito caro na época. Usei alguns contatos que eu tinha para dar start no projeto, e efetivamente, 1/2 anos depois, que começamos a dar certo – aí começamos a ter parcerias com os melhores decoradores de Belo Horizonte. Conseguimos ter destaque no mercado por nossa excelência de atendimento e pioneirismo no mercado de BH, depois expandimos com filiais por todo o Brasil. O Rio de Janeiro é uma das nossas maiores filiais.

Que tipo de peças você adquire para seu acervo? Como funciona esse processo de escolha?
Existem dois processos: tem o o material que já compro pronto, que hoje até já iniciei o processo de importação – pelo volume grande que compramos. A parte de tecido eu confecciono de acordo com o que o mercado precisa e com meu gosto – aí entramos já com esse material diferenciado porque temos esse know how de muitos anos de mercado trabalhando com decoradores de todos os estados. Hoje, temos uma visão muito mais diversificada do que é o mercado de casamento – todo o acervo é direcionado e assertivo para que os mais diversos tipos de casamento (destination wedding, praia, tradicional, boho – em todos os estilos).

Quais as peças que mais saíram em 2017? E em 2018?
Em 2017, foram os guardanapos bordados e tye die fizeram muito sucesso! Foram fabricados com exclusividade para a Santeh. O sousplats de cristal – mais exclusivos do que os de vidro – tem feito muito sucesso também. Temos trabalhado cada vez mais com materiais diferentes e inovadores, que valorizem as mesa dos convidados. Em 2018, estamos entrando com a nossa linha de porcelana para louças e talheres.

Quais as tendências para este ano de decoração de mesa que você acham que vão pegar?
O mercado de eventos é muito difícil de criar uma previsão. A Pantone, por exemplo, ano passado disse que o greenery iria estar presente em todos os casamentos, e o que vimos foram casamentos com verde, sim, mas com a pegada tradicional. A cor do ano de 2019, a ultra violet, será super difícil de trabalhar com noivas também, que preferem um padrão e tradicionalismo, mas pode virar tendência em guardanapo, sousplats e peças pequenas. Em cima das tendências, podemos ter uma peça ou outra, mas ainda assim é muito imprevisível. O Boho Chic e o Shabby Chic vão se fortalecer ainda mais, e a tendência urbana vai prevalecer: vamos trabalhar basante com materiais como cinza, cobre, e materiais industriais. Hoje, o número de pedidos no Rio de Janeiro de materiais cobres, como sousplats, é muito grande! Acredito que a tendência deva crescer ainda mais em 2018.

O que não deve faltar em uma mesa bem posta em um casamento?
Primeiro a mesa literalmente estar posta: é muito comum vermos o que chamamos de mesa semi posta – vai só o sousplat com o marcador de lugar, uma taça e um guardanapo. Eu acho que o que não pode deixar de faltar a mesa completamente posta: temos que receber com maestria, ainda mais quando celebramos um casamento. O marcador de lugar também é lindíssimo e o brasileiro usa muito pouco: o convidado saber que deixaram aquele espaço reservado exclusivamente para ele é maravilhoso – um mimo super especial, principalmente para jantares em que todos sentam.

 

Quer conhecer melhor o trabalho da Santeh Complementos de Mesa? Entre em contato:

Telefone: +55 (31) 4141 4101

E-mail: comercial@santeh.com.br

Site: http://www.santeh.com.br/