PROCURA FORNECEDOR?

Perfil de Fornecedor: Denise Narretti Celebrante

Amor, cumplicidade, verdade e união como mensagens principais no dia do casamento. Esse é o propósito da celebrante de casamento Denise Narretti. Tudo sempre de maneira personalizada e exclusiva há quase uma década.

Além de ser apaixonada por casamento, a Denise Narretti possui formação plurirreligiosa, tornando-se especialista nos dogmas, conceitos, e as variadas formas de celebração de casamentos.

Numa entrevista exclusiva para o Colher de Chá Noivas, a wedding planner nos contou sua história, propósitos e futuros projetos. Confira!


Conte-nos um pouco sobre a sua história. Como decidiu que gostaria de trabalhar com Casamento?

Sou advogada e por muitos anos me dediquei ao Ensino Jurídico, motivo pelo qual fiz meu mestrado em Educação. Sempre fui uma pessoa que trabalhou com o uso da palavra e, por isso, a facilidade em me expressar e atuar neste mundo da Educação e do Direito.

Minha paixão pelo casamento vem desde muito tempo, sempre adorei ir a casamentos, ver uma nova família se formando, mas uma inquietação me incomodava. Achava que não havia nas cerimônias uma personalização, uma identificação dos noivos com o celebrante, fosse este religioso ou judicial.

Então ingressei no dos casamentos fazendo buquês e, modestamente, lindos! Tudo começou quando uma amiga querida estava organizando seu casamento, e eu dando meus palpites, quando ela me pediu para fazer seu buquê, pois ninguém entendia o que ela queria. Eu tenho algumas habilidades manuais, é fato, mas nunca havia feito um buquê. Entretanto, por adorar um desafio, fui lá testei e com muito carinho fiz seu buquê e ficou lindo!

A partir daí algumas amigas começaram a pedir e então percebi que essa era minha entrada no mundo dos casamentos. Mas logo nesta sequência, outra amiga querida decidiu fazer um mini wedding e pediu que fizesse sua cerimônia. Foi uma experiência maravilhosa!

A partir de então decidi me dedicar integralmente a essa missão, de unir pessoas que se amam. Busquei vários cursos específicos, no Brasil e fora dele, e finalmente busquei a legitimação para celebrar com efeitos civis.

Como faz para encontrar e conhecer os noivos?

Sempre que os noivos me procuram diretamente ou através de seus cerimonialistas, antes mesmo de enviar orçamentos, sugiro um café, onde for mais conveniente para eles ou, no caso de morarem fora do Brasil, ou em estados mais distantes, fazemos um call por skype, pois é fundamental que eles me conheçam ao vivo, e eu a eles. Celebrante é como o cerimonialista, o médico, enfim, alguém em quem você precisa confiar e ter empatia. Caso contrário, não será uma cerimônia linda e especial.

Como é o primeiro contato e o acerto dos detalhes para a cerimônia?

Feito o primeiro contato, envio para eles uma entrevista por e-mail, para que cada um responda separadamente, pois a partir dessas informações, consigo iniciar o desenvolvimento do discurso e saber o viés a seguir. Após isso faremos uma reunião conjunta, as vezes somente com eles, algumas vezes com os noivos separados, outras com  cerimonial também.

Na hora de pensar um projeto de casamento, o que mais lhe inspira?

Certamente a história do casal. É o seu dia-a-dia, suas experiências de vida, os próprios noivos. Sempre o perfil dos noivos. Afinal o casamento é deles, e aquele momento deve ser muito especial para que se lembrem com emoção e alegria.

Como é idealizado a criação desse projeto tão único?

Cada casamento é um. As histórias do casal me inspiram a criar o enredo para o discurso. A religião, caso professem algum tipo, as famílias, filhos, enfim, todos os detalhes conhecidos previamente ajudam a construir a cerimônia.

Como é o processo do seu trabalho para chegar ao texto final?

É um processo de criação, onde as ideias vão surgindo e, a partir delas vou desenvolvendo o conteúdo, sempre com o foco e atenção ao perfil dos noivos.

Como você lida com os casais mais tímidos ou que demoram mais a se abrir?

Esse é um trabalho hercúleo! Quando um dos noivos é tímido, fica menos difícil, mas quando os dois o são, aí é um processo de criar um vínculo, muitas mensagens de whatsaap, emails, reuniões, encontros para café da manhã, ou chá da tarde, e aos poucos vou conseguindo extrair deles as informações para compor um perfil do casal.

Para você, casar é…

Um lindo ato de amor! É formar sua própria família, iniciar uma caminhada cujo destino é desconhecido, mas para o qual os noivos devem estar preparados, com respeito, companheirismo, gentileza e perseverança. O amor é o início deste caminho, mas deverá ser acrescido de maturidade, responsabilidade e muita parceria para que nunca se percam.

Crédito das fotos:
Foto 1 – Peônia Fotografia e Cinema
Fotos 2 e 3 – Salgado de Morais Fotografia