PROCURA FORNECEDOR?

Perfil de fornecedor: Vanessa Aune Cerimonial

Quando você fala o nome Vanessa Aune, na hora os fornecedores de casamento já sabem que é uma grande cerimonialista do Rio de Janeiro: atenta e profissional com todos os detalhes do casamento. Ela fundou uma das maiores empresas de cerimonial do Rio de Janeiro, que leva seu nome, Vanessa Aune Cerimonial. A empresa Vanessa Aune proporciona aos noivos a tranquilidade de saber que o enlace está nas mãos de uma equipe de especialistas que fará deste momento, de acordo com o sonho de cada casal, se preocupando em estar sempre perto do cliente. Trabalham com transparência, pontualidade, dedicação, cuidado e muito amor.

 

 

 

Doce, firme e com uma equipe treinada para qualquer ocasião, Vanessa realiza o evento onde o cliente sonhar. O Colher de Chá Noivas a entrevistou para saber melhor da sua trajetória de sucesso como profissional:

 

Como você começou a trabalhar com assessoria e cerimonial de eventos? Como você entrou no mercado de casamento?
Sou formada em duas faculdades, propaganda e marketing e psicologia com foco infantil. Atendi no consultório algumas noivas que passaram pelo processo de casar, então vi todas as questões do casamento e do processo de casar de perto. Logo depois do meu casamento, despertou ainda mais meu interesse e comecei a trabalhar no mercado de eventos.

 

Como você faz para conhecer os noivos? Como são as reuniões?
Normalmente os noivos entram em contato comigo por e-mail, ou através do meu site e instagram, e aí marco uma reunião presencial no meu escritório, aonde conversamos um pouco sobre o que eles pensam para um grande dia. Meus orçamentos são personalizados, baseamos o cálculo principalmente de quanto tempo falta para o evento, ou seja, quanto tempo estarei disponível para planejar este grande dia. Nesta reunião, os noivos vêem várias fotos – eu tenho uma televisão no escritório onde mostro todas as fotos de várias referências de casamentos que já fiz – e vamos montando cada casamento de acordo com o sonho de cada noivo. Meu diferencial é justamente fazer um casamento com a cara de cada noivo, então não tem um casamento padrão.

 

 

 

Onde você busca suas inspirações para seu trabalho?
Normalmente eu busco inspirações em viagens, eu vejo muito revista de casa, moda – justamente para poder ver coisas diferentes. Sempre estamos por dentro das revistas do mercado, mas é legal sair um pouco fora da caixinha e ter a mente aberta para poder conseguir ter ideias sempre novas e inovadoras para os casamentos.

 

O que você percebe de tendência nos casamentos em 2018?
Eu vejo muito casamento de dia – os casamentos tem se tornado mais diurnos, inclusive mais longos em função disso. Os noivos querem muito casar com o pôr do sol, em um jardim, ou até aqueles mesmo que gostem da igreja, tem optado por fazer casamentos mais cedo. Até pela própria violência do Rio de Janeiro, para ficar mais seguro para os convidados e família, os noivos tem optado por fazer casamentos mais cedo.

 

Quais são a primeiras coisas que uma noiva deve se preocupar ao contratar um cerimonial?
Para contratar um cerimonial ela tem que ter ideia que vai ser o fornecedor que ela vai ficar mais tempo: vai ser o profissional que ela trocará mais ideias, discutir referências, que vai pensar junto com ela todo o evento. É importante que role uma sinergia: a confiança e a admiração são muito importantes. A noiva tem que acreditar no trabalho deste profissional. Os noivos quanto me contratam, acreditam muito nas minhas dicas e soluções – e na minha experiência.

Acho importante a noiva pensar em não contratar um profissional de “uma pessoa só” – casamentos fechamos com muita antecedência, é um evento que fechamos com 1 ou 2 anos de antecedência, então nunca sabemos o que pode acontecer com a nossa saúde. É importante a noiva pensar na questão de contratar uma empresa, de ter pessoas além de uma pessoa só ajudando na organização do evento. A informação não pode estar só concentrada em uma pessoa só – se não o casamento pode ficar em risco.

 

 

Quais são os maiores desafios ao montar um cronograma de casamento?
Conter todas as informações que os noivos querem. Às vezes, as informações ficam na cabeça das noivas e elas tem dificuldade de verbalizar o que elas pensam. Tem muita gente que tem dificuldade de expressar exatamente o que deseja e o que pensam e às vezes, pode “passar” uma informação ou outra. Por isso o cerimonial deve estar sempre bem atento e conhecer bastante os noivos.

O cronograma sempre deve ser alinhado com todos os fornecedores que vão trabalhar naquele evento. Sempre devemos ter em mente o horário certo que deve ser entregue – que horas vai começar a montagem da mesa de doces, para os profissionais de doce entregarem antes desse início, por exemplo – para que não haja nenhum tipo de atraso.

 

Qual a diferença entre a assessoria e o cerimonial do dia?
Assessoria é tudo que fazemos antes do evento: toda a consultoria; todas as dicas e indicações de fornecedores; eu vou nos fornecedores com os clientes – faço questão de estar perto dos noivos em todas as decisões; nós visualizamos todos os riscos que conseguimos deslumbrar antes do evento e conseguimos descartar; enfim, toda a organização antes do casamento. O cerimonial do dia é apenas o cerimonial: a montagem do cortejo, colocar lapelas, organização do salão, o corte do bolo, brinde, primeira dança do casal – toda essa parte de organização e a parte de fechamento de festa: contagem de bebidas, guardar todos os itens dos noivos.

Eu acredito que o cerimonial do dia seja um serviço muito arriscado: como normalmente os noivos escolhem sozinhos os fornecedores neste caso, aí às vezes pode dar problemas, e o cerimonial tem que se virar para resolver. Então normalmente quando eu faço cerimonial do dia, deixo isso bem especificado no contrato: não posso me responsabilizar por fornecedores que os noivos contratarem.

Contate as empresas mencionadas na matéria