Receita Naked Cake Colher de Chá Noivas Manoela Cesar Blog de Casamento

Ontem postei no instagram do blog a foto do bolo que fiz para o aniversário do meu filho. Fiz inspirada na foto do bolo do casamento canadense que postei aqui, há alguns meses (desde que postei estava com aquele naked cake na cabeça!) e  no casamento da Vanessa, postado aqui.

Definitivamente, não sou uma chef de cozinha(rs), mas adoro fazer sobremesas, biscoitos e bolos, e achei realmente fácil adaptar uma receita de bolo que minha avó me ensinou com a montagem do bolo sem cobertura. Se eu fiz, meninas, é porque todas nós podemos fazer!

Acho que fica super charmoso para casamentos ao ar livre e/ou chás de panela ou lingerie. Além de super lindos, os naked cakes – ou bolos desconstruídos – são realmente saborosos. O recheio que fiz é um doce de leite caseiro, com nozes e avelãs salpicadas. Fez sucesso por aqui! Vamos à receita?

MASSA

Ingredientes 

8 ovos

4 xícaras de açúcar

4 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de leite

2 colheres (bem cheias!) de manteiga

2 colheres de sopa de fermento em pó

Raspas de limão

Modo de Fazer

Bater as claras em neve (na batedeira é mais fácil). Quando atingir o ponto, adicionar as gemas e misturar. Em seguinda, colocar o açúcar. Bater um pouco mais e incluir a farinha de trigo. Um segredo: separadamente, ferva o leite e jogue a manteiga ali dentro. Derrame esta misturinha na massa e bata mais um pouco para misturar bem o leite na massa. Por último, acrescentar o fermendo em pó e as raspas de limão.

Dispor esta massa em três assadeiras redondas (pequena, média e grande). As minhas têm 30, 20 e 10 cm de diametro. Deixar assar por aproximdamente 20 minutos (em fogo médio, 250 graus).

RECHEIO

Ingredientes:

3 latas de leite condensado

Nozes e avelãs picadas

1/2 copo de chocolate

Modo de Fazer:

Levar ao fogo a manteiga com o leite condensado e mexer como se fosse fazer um brigadeiro. Em seguida, colocar o chocolate, as nozes e avelãs. Apagar o fogo um pouco antes de dar aquele ponto “que solta do fundo”, para uma consistência cremosa.

MONTAGEM

Retirar as massas de dentro das assadeiras. Dividir as massas grande e média horizontalmente, dando origem a duas “bolachas” idênticas de cada tamanho. Fiz isso com uma faca de pão e foi bem tranquilo (achei que fosse ser dificil, mas é só manter a mão firme para cortar em linha reta). A partir daí, coloque a massa na base e comece a inserir o recheio entre as camada de massa, intercalando e deixando sobrar um pouquinho, para o recheio ficar aparente nas bordas.

Para finalizar, decorar com as frutas (usei morangos e cerejas) e uma camada de chantily.

 INSTAGRAM COLHER DE CHÁ FACEBOOK COLHER DE CHÁ