PROCURA FORNECEDOR?

5 dicas para escolher os fornecedores

O momento de organizar o casamento é um dos mais empolgantes da vida a dois, mas também pode ser um dos mais desafiadores – principalmente na hora de selecionar os fornecedores que estarão presentes no grande dia. Para evitar dor de cabeça e estresse desnecessário, o blog traz hoje cinco dicas que podem ajudar a escolher os fornecedores do casamento. Vamos conferir?

1. Pesquise com antecedência

Para conseguir conversar com todos – ou a maioria – dos potenciais fornecedores do grande dia, o ideal é que o casal comece a pesquisar os profissionais desde o primeiro momento de organização do casamento, para que não fique nada para ser decidido muito perto da data. Muitas pessoas que trabalham com casamentos lotam suas agendas cedo, então, caso os noivos já tenham um nome em mente para sondar, é importante entrar em contato para saber da disponibilidade de data e, possivelmente, agendar um encontro.

– No nosso caso, oito meses de organização foram o suficiente, mas acredito que isso dependa muito do tamanho do casamento e outros fatores, como o local e a ajuda que os noivos estão tendo neste momento. – conta Aline Matias, que teve seu casamento contado com muita emoção aqui no blog.

escolher-fornecedores-colher-de-cha-noivas-2

2. Faça uma seleção dos melhores

No mercado de casamentos a oferta de serviço é ampla e, em sua maioria, de ótima qualidade, então é normal que os noivos fiquem perdidos diante de tantos trabalhos e profissionais diferentes. Para facilitar, faça uma lista dos fornecedores que mais agradaram e defina critérios para qualificá-los. Neste momento vale pedir a opinião dos amigos e, principalmente, das famílias: elas conhecem os noivos muito bem e saberão dar ótimas dicas para ajudar a selecionar o fornecedor ideal para o casamento.

– Nossos critérios foram três: perfil, qualidade e custo. Uma vez tendo estabelecido com meu noivo como queríamos o casamento, buscamos quais fornecedores tinham o perfil adequado. Depois, entre os que tinham, quais ofereciam a melhor qualidade dentro de um custo possível para nós. – explica Aline.

escolher-fornecedores-colher-de-cha-noivas-1

3. Priorize a qualidade e desconfie de preços baixos

O casamento é um dos momentos mais lindos que uma pessoa pode ter na vida, e tudo precisa estar absolutamente perfeito – tanto para os noivos quanto para seus convidados. Para garantir que tudo saia do jeito sonhado, priorize sempre a qualidade do trabalho e desconfie quando um profissional apresentar valores muito baixos. Serviços de qualidade superior tendem a ter um preço mais elevado, mas garantem a experiência que os noivos desejam ter no casamento – sem saias justas ou dor de cabeça.

4. Procure referências e depoimentos de antigos casais

Chegou no profissional perfeito para o casamento? Então é hora de procurar por referências e depoimentos de antigos casais que tiveram esse fornecedor no casamento. Como antigos contratantes, eles já se relacionaram com o fornecedor e puderam conferir muito bem o resultado de seu trabalho. Suas opiniões serão importantes na hora de marcar – ou não – uma entrevista com o profissional, já que eles já poderão adiantar os prós e contras de tê-lo no casamento.

escolher-fornecedores-colher-de-cha-noivas-4

5. Preste muita atenção nos contratos

Gostou do fornecedor e é com ele mesmo que você vai fechar contrato? Antes de tudo, leia-o com calma e extrema atenção para não deixar passar nenhuma cláusula que não lhe agrade ou que não esteja clara. Se precisar, converse mais vezes com o fornecedor e tire todas as dúvidas sobre os serviços prestados e inclusos no contrato, evitando assim qualquer problema futuro.

– O contrato precisa ser o mais detalhado possível. O mais importante é que, pelo menos, todos os seguintes serviços estejam listados e detalhados: preço, prazo, forma de pagamento, data do evento, que horas a equipe chegará no evento e que horas a equipe sairá dele. – esclarece o advogado Rafael Arruda, marido de Aline. Na época que eles organizavam o casamento, Rafael percebeu que alguns fornecedores com quem tiveram contato estavam despreparados na hora de apresentar contratos claros e objetivos para seus clientes, o que torna a revisão de toda a documentação ainda mais importante.

escolher-fornecedores-colher-de-cha-noivas-3

Para o advogado Ronaldo Carvas Carraça, a noiva também deve exigir a qualificação completa da empresa, como CNPJ e endereço, e a qualificação do administrador dela, como CPF e RG. Esses dados serão de suma importância para os noivos caso seja necessário tomar medidas legais em relação ao fornecedor.

– Também deve constar no contrato a previsão de multa contratual por descumprimento, tanto por parte do cliente quanto do fornecedor. As hipóteses de encerramento do contrato, seja pela vontade das partes ou extinção do contrato por força maior, devem estar claras, assim como o que acontecerá com os valores já pagos e serviços já prestados. – afirma Ronaldo.

Outro fator muito importante é manter um arquivo com todos os documentos, recibos, mensagens e emails trocados com o fornecedor, para que, caso haja algo de errado e seja necessária uma ação mais drástica, os noivos tenham consigo provas da contratação do serviço e o descumprimento das regras do contrato.