PROCURA FORNECEDOR?

5 perguntas para Anderson Marcello

Parece clichê, mas é preciso repetir: depois do casamento o que fica são as fotos ( e o vídeo). Então, como garantir que os registros sejam exatamente (ou ainda melhores) do que o que você espera ver? Não é tão simples quanto parece. O casamento é um rito repleto de “momentos decisivos”, tem no seu roteiro diversos “plot points“, como se costuma dizer na linguagem do cinema.  E além dos “pontos de virada” da cerimônia, como a entrada do cortejo, da noiva, a troca de alianças, o beijo, os abraços com os padrinhos, existem ainda detalhes que, para quem  não conhece muito bem os noivos e seus familiares, podem passar despercebidos, como o fato da noiva estar usando um broche que pertenceu a avó tão querida e já falecida, do bouquet ter sido feito pela própria noiva, das daminhas quererem muito fazer uma foto sozinhas com a noiva. Detalhes que ajudarão a narrar a história do casamento no álbum e que, se o fotógrafo não sabe, pode acabar não registrando da forma especial que a noiva desejaria.

Membro das principais associações de fotógrafos de casamento do mundo, o premiado Anderson Marcello, que desde 2009 fotografa única e exclusivamente casamentos ao lado de sua esposa, a fotógrafa Débora Marcello, conversou com o Colher de Chá para dar dicas de como este diálogo entre os noivos e o seu fotógrafo pode ajudar no resultado final.

Untitled 2

O QUE A NOIVA DEVE PRIORIZAR AO ESCOLHER O SEU FOTÓGRAFO?

O mais importante é ela se identificar com o estilo do fotógrafo, existem diversos estilos por aí e eles não possuem nomes, chega a ser piegas falar sobre fotos tradicionais e fotojornalismo, pois hoje eu não me considero nem um e nem outro por exemplo. Mas o estilo do fotógrafo é o olhar dele, como ele usa a luz, como dirige, como compõe as imagens. Tudo isso tudo a noiva já pode observar pelo site do fotógrafo.

Depois de escolher os fotógrafos pelo estilo, a noiva deve marcar uma reunião e aí o que vale é verificar referências desse fotógrafo na internet, principalmente sua relevância nos principais sites de casamento – e tem que gostar da personalidade dele. :)

Muitas noivas se apegam ao tipo de álbum e aos serviços adicionais que o fotógrafo lhe oferece, mas o maior valor está no estilo! Isso é o mais importante, pois o casal precisa amar as imagens do fotógrafo, e não o modelo de um álbum, é uma questão de paixão mesmo. Álbuns existem diversos modelos e com o tempo você pode fazer vários ainda depois do casamento, mas as fotos são únicas.

Anderson Marcello

QUAIS SERIAM OS EQUIPAMENTOS IDEAIS?

É difícil o cliente avaliar os equipamentos e esse não vai ser o diferencial na escolha do seu fotógrafo, até existe uma regrinha de ouro: fotógrafo bom faz boas fotos com equipamento ruim, fotógrafo ruim faz péssimas fotos com equipamentos bons. Mas, se o casal mesmo assim quiser saber, os melhores equipamentos são as câmeras de modelo full frame, e o uso de lentes claras 1.4 e 2.8.

QUANTOS ASSISTENTES SÃO RECOMENDADOS?

O ideal é ter no mínimo 2 fotógrafos na cobertura de um casamento, mas eu não abro mão de ter um assistente comigo, pois ele me ajuda muito a otimizar o trabalho, iluminação, alimentação e garantir a segurança dos equipamentos.

andersonmarcello-3

COMO O HORÁRIO DO CASAMENTO PODE IMPACTAR NAS FOTOS?

Isso pode impactar e muito! Esse é um assunto muito sério, pois um casamento ao ar livre, durante o dia, precisa ter um bom horário para acontecer.

Casamentos pela manhã: o melhor horário para iniciar a cerimônia pela manhã é às 8h30m, com o atraso máximo para as 9h30m.  Evite iniciar uma cerimônia por volta das 11h e 13h, a luz do sol é horrível neste horário e prejudica muito as fotos.

Casamentos a tarde: recomendo iniciar às 16h, com atraso máximo para as 16h30m. Este horário tem que ser muito respeitado para garantir luz do dia – um atraso de 1 hora pode resultar em fotos com estética de um casamento noturno. Em alguns locais, deve-se até mesmo avaliar a condição da sombra, pois com o cair do sol ele pode ficar coberto por um morro ou árvores e o local pode escurecer mais cedo ainda.

Casamentos a noite: pode iniciar em qualquer horário, mas todo casamento ao ar livre à noite deve-se contratar uma empresa especializada em iluminação (digo especializada mesmo!) pois eles farão um projeto especial para iluminar toda a área externa do casamento e isso faz muita diferença no resultado final (peça ajuda ao seu fotógrafo).

Anderson Marcello

QUE INFORMAÇÕES OS NOIVOS DEVEM PASSAR AO FOTÓGRAFO?

O casal deve se abrir, contar sua história, onde moram, o que gostam de fazer. Esta conversa acontece na reunião com o fotógrafo e ele vai conduzir isso. É bom também sempre deixar claro o que pode ser muito especial para o casal, como um parente que veio para o Brasil somente para o casamento, um tio que é mais que chegado que os avós, um amigo mais chegado que um primo, toda e qualquer informação da família que seja relevante.

Informe também se haverá alguma atração especial no casamento, se o celebrante é alguém importante para o casal, e também se a noiva faz questão de algum tipo de foto dela, do casal ou da decoração que ela tenha idealizado (o ideal é deixar essas idéias com o fotógrafo, mas se a noiva faz questão de alguma foto em especial é bom avisar).

Outro detalhe importante é deixar uma lista com o cerimonial informando quem são as pessoas com que o casal fará as fotos oficiais, para que não falte ninguém importante, e a responsabilidade de localizar e trazer essas pessoas para a sessão de fotos é do cerimonial.

andersonmarcello-2

Foto de Anderson Marcello vencedora do Weddinh Awards 2013

Fotos: Anderson Marcello