PROCURA FORNECEDOR?

A tradição do chá da tarde e como servi-lo

O chá da tarde é uma das tradições mais antigas dos ingleses e, com o tempo, se popularizou pelo mundo. Acompanhado ou sozinho, o chá da tarde é uma ótima opção para relaxar e bater um papo. O chá é originário da Ásia e tem diversas finalidades e sabores, sendo mais comuns os herbais, florais ou frutados – que podem ser degustados quentes ou gelados, puros ou com leite. 

No Brasil esse costume já é bem comum, tanto que já existem diversas cafeterias, padarias gourmet e bistrôs oferecendo esse serviço. Nesse artigo, darei algumas dicas de como receber seus convidados na sua casa para uma tarde de chá.

Chá-da-Tarde-2

Créditos: Ana Costa

O convite

Antes de tudo, deve-se pensar na lista de convidados e no convite, que deve ser entregue com até 3 dias antes do encontro – para amigos íntimos, um telefone já basta. O evento pode ocorrer entre 16h e 19h e ter vários motivos, seja para um papo ou para comemorar alguma conquista. Depois de feitos os convites, veja o que servir e a decoração, pois um bom anfitrião tem que escolher seu cardápio pensando em agradar a todos – vai que tem alguém alérgico a lactose ou a glúten.

O que servir

Vamos ao cardápio. O que não pode faltar para incrementar sua mesa são coisas básicas, como o chá, podendo ter mais de 2 opções e ser servido quente ou gelado – afinal, algumas tardes no Brasil são bem quentes e a versão gelada do chá é bem refrescante. Café, leite, água, sucos e iogurte compõem a parte de bebidas. Já os bolos, tortas geladas, torradas, petit fours e pães variados, como brioches e croissants, darão um ar sofisticado à mesa. Até mesmo pequenos sanduíches ou finger foods dão um charme e impressionam.

Chá-da-Tarde-3

Créditos: Ana Costa

Para o acompanhamento, opte por manteigas, geleias, patês, requeijão, cream cheeses e frios. Açúcar e adoçantes não podem faltar, mesmo que a tradição ou alguns convidados não os utilizem, já que é de bom tom dar opções. Não exagere, menos é mais. O principal desse encontro é um bom chá e a conversa para relaxar.

Montando a mesa de chá

Depois de escolhido o cardápio, uma parte importante da montagem de uma recepção para uma tarde de chá é a decoração.
Aproveite para tirar do armário aquele jogo de chá antigo, xícaras e pires, o bule, os talheres e os guardanapos. A mesa para um chá, mesmo que pequena, deve ter somente o essencial: as louças para chá, os talheres e um arranjo de flor para colorir o encontro. Para os demais elementos, use um aparador para colocar copos, suqueiras, pratos e mais guardanapos.

Chá-da-Tarde-1

O chá da tarde pede uma decoração mais provençal com tons apastelados, mas nada impede que você queira ousar colocando cores vivas e contrastando com as peças mais clássicas. As toalhas podem ser clássicas também, do tipo rendadas ou bordadas. Jogos americanos também são uma opção, atualmente há vários tipos que imitam bordados ou materiais mais rústicos que vão super bem com a decoração.

Florir para sorrir

Flores sempre é um agrado aos olhos e alegram o ambiente. Faça um arranjo e coloque no centro da mesa de chá e espalhe algumas flores pelo ambiente. Escolha flores que exalem menos cheiro, como hortências e flores do campo, para não atrapalhar a experiência sensorial que o chá oferece. Em dias muito quentes pode-se fazer arranjos com frutas para colorir a mesa. 

Chá-da-Tarde-6

Créditos: Fernanda Ferraro

Uma oportunidade para uma tarde de chá é a possibilidade de utilizar uma área externa, como varandas, jardins ou quintais, podendo ser no estilo piquenique ou em mesas – mas sempre bem decorados e com os utensílios à disposição. A mesa de chá deve sempre estar pronta antes dos convidados chegarem, isso mostra o capricho e o carinho que você tem com eles. 

Agora é só recebe-los e aproveitar esse encontro acompanhados de muito bate-papo e um bom chá. E, para finalizar, que tal uma receita de família para arrasar na mesa de chá?

Chá-da-Tarde-5

Créditos: Monica Dantas

TORTA DE ABACAXI GELADA

Ingredientes da massa

– Pão de ló

– 2 xícaras de açúcar

– 4 ovos

– 2 xícaras de farinha de trigo

– 1 colher de sopa de fermento

– 6 colheres de caldo de laranja

Ingredientes da cobertura

2 latas de leite condensado

A mesma medida de leite de vaca

2 colheres de cremogema

3 gemas (adicionar as gemas após o fogo desligado)

Doce de abacaxi

– 2 abacaxis cortados bem pequenos

– 700g de açúcar

– 1 pau de canela

– 2 litros de água

Modo de fazer

Para a massa, bata primeiro as claras em neve e vá adicionando as gemas uma a uma. Depois o açúcar, a farinha, o caldo de laranja e, por último, o fermento. Leve ao forno em um pirex untado. Para a cobertura, faça um mingau com o leite condensado, o leite de vaca, as gemas e o cremogema. Leve tudo ao fogo brando até reduzir a metade e acerte o açúcar.

Quando o bolo estiver pronto, coloque por cima o doce de abacaxi com a calda (ainda morno), o mingau e, por fim, o creme de leite gelado na hora de servir. Bom apetite!