PROCURA FORNECEDOR?

Cerimônia de Casamento personalizada

Com a tendência dos casamentos realizados e idealizados diretamente pelos noivos e com os novos cenários outdoors chegando nos casamentos brasileiros, uma nova configuração para as cerimônias de casamento surge com força: as cerimônias personalizadas, que não se encaixam dentro de uma religião nem local específicos.

Mais do que deixar a decoração e a festa com a cara do casal, percebo que adaptar a cerimônia para a história de cada amor é como coroar todo este movimento de tornar a festa mais pessoal e fazer de fato um rito de passagem acontecer ali naquele momento, tanto para os noivos, como para seus pais e amigos.

Antenada com esta tendência, a celebrante Ilana Reznik desenvolve um trabalho bem diferenciado, do qual tenho extrema admiração. Antes de celebrar um casamento, ela faz pequenas entrevistas não apenas com o casal, mas com os pais e sogros, com os irmãos, amigos, padrinhos e assim consegue tecer um fio condutor realmente conectado com a história daquela relação que está se transformado ali.  E mais do que isso: garantir que a cerimônia realmente signifique um renascimento, uma iniciação, com que as pessoas envolvidas se transformem. Pais, sogros, madrastas, enteadas,  relações que não raro são delicadas e exigem diálogo, carinho e cuidado para serem conduzidas, e que ganham uma chance de encontrar o caminho do afeto em nome do amor.

Hoje em dia os noivos têm muito mais autonomia sobre a sua festa de casamento do que se tinha antigamente. É o casal quem decide o local, os convidados, a decoração, a música e cada detalhe importante, mas não é porque os noivos estão à frente que seus pais e toda a família devem ser deslocados dos preparativos. Pelo contrário, especialmente no que se refere à cerimônia.

Acho importantíssimo não somente conversar muito com o casal e conhecer a história de amor dos dois, mas também conversar com a família e com as pessoas próximas pra ouvi-los, pra conhecer os noivos através do olhar de quem tanto os ama e quer bem e para fazê-los se sentirem parte desse dia especial. Nesse processo, os noivos têm muito a dizer. Os pais dos noivos têm muito a dizer. Quem está pertinho do casal e envolvido com os preparativos têm muito a dizer. Estão todos cheios de expectativas, de emoções, de algumas dúvidas, de muitas certezas e falar ajuda a organizar essas emoções e ainda faz com que se reviva os momentos maravilhosos dessa história de amor – conta Ilana.

– Como celebrante, me sinto também fazendo um trabalho um pouco de terapeuta familiar, entendendo como todas essas relações se dão. As pessoas se envolvem muito no processo, se emocionam, me contam coisas muito íntimas, mas é também muito divertido e prazeroso.  Eu sempre digo pros casais que não é preciso mais se prender a nenhum formato, não tem certo ou errado na hora de criar a sua cerimônia e planejar o seu casamento. Tudo o que vem do coração, tudo o que é verdadeiro, tudo o que faz sentido praquele casal é certo. É nisso que eu me baseio, no que é importante pra eles, no que mostra a sua identidade, no que eles entendem por amor. E o resultado disso é uma cerimônia diferente, muito emocionante e totalmente inesquecível.

A noiva Roberta Sanches já era amiga de Ilana, e a tinha convidado para ser madrinha. Mas, ao ver uma cerimônia celebrada pela amiga, que aconteceu em meio ao arraiá do Bloco do Sargento Pimenta, Roberta e o então namorado Leandro enviaram uma mensagem para ela dizendo que ela tinha sido promovida a celebrante do casamento deles!

Cerimônias de casamento celebradas por Ilana Reznik, recomendada pelo Guia de Fornecedores do blog de casamento Colher de Chá Noivas

–   Não éramos nem noivos ainda. Mas a gente sabia que nosso casamento tinha que ser o nosso casamento. Era a nossa história e ela não podia ser contada e abençoada da mesma forma que todos os casamentos que já havíamos assistido. Durante os preparativos, a família e alguns amigos participaram, dando depoimentos sobre nós dois e ajudando a contar a nossa história para Ilana. E íamos nos sentindo cada vez mais amados, cada vez mais próximos dessas pessoas e com cada vez mais certeza de que ia ser um dia especial. E foi mesmo. Foi um dia mágico! Uma cerimonia encantadora, genuína e iluminada. Era o filme das nossas vidas contado pela pessoa mais doce e delicada que conheço. O amor estava transbordando ali. O meu pai tinha optado por não fazer discurso, mas, na hora, ele foi envolvido por uma explosão de sentimentos e decidiu falar. Quando pegou o microfone, só saiu uma frase com a voz embargada “Beta, eu te amo” emendado com muitos aplausos e lagrimas – emociona-se Roberta.

Fotos do casamento Roberta & Leandro: Dueto Filmes

– Certamente a cerimonia foi o ponto alto do casamento, mas a carta que ela escreveu para nossos futuros filhos é de chorar (e muito). Passei dias lembrando e me emocionando. Muita gente me disse que foi a cerimônia mais linda que já havia visto. Para a gente foi! E isso só foi possível porque a Ilana é feita de amor – conta Roberta.

A produtora de elenco da Record, Marina Frauches, também embarcou nesta proposta e optou por fazer uma cerimônia personalizada pela Ilana. E afirma que os encontros com a celebrante realmente funcionaram como uma terapia de casal.

–  Juntos revivemos sentimentos e historias perdidas no tempo!  Acho que todo casal adoraria passar por isso.  Serviu para nos conhecermos ainda melhor e reafirmar toda a certeza e amor que sentimos um pelo outro.  A cerimônia foi incrível e inesquecível! Foi a nossa cara, com a nossa historia, e transbordava amor! Todos se sentiram ainda mais especiais por poderem contribuir com a cerimônia, o que foi muito legal! Ela incorporou à celebração os comentários e votos dos nossos familiares e amigos, deixando a celebração ainda mais autêntica e única  – conta Marina –  É muito bonito ver a paixão e dedicação nos olho dela e é impressionante a capacidade dela de colocar em palavras tão lindas, sentimentos tão abstratos como amor, gratidão e felicidade!

1

Altamente entusiasta da proposta de Ilana em fazer da cerimônia um momento de fato íntimo, pessoal e transformador, a convidei para participar do nosso WeddingLAB e falar pessoalmente sobre este trabalho. Quer participar e ficar por dentro de diversas novidades,? Inscreva-se AQUI. E saiba mais sobre a Ilana no nosso Guia de Fornecedores :)