PROCURA FORNECEDOR?

Chef Manu Zappa | Moqueca de Frutos do Mar

receita de risoto de cogumelo chef manu zappa

Conheci meu marido Lucas, pai do meu filho João, na Bahia (terra da moqueca), em Itacaré, onde moramos por algum tempo. Pois bem, havia uma coisa que me incomodava muitíssimo. Nunca tinha comido uma boa moqueca e cheguei até a achar que não curtia esse prato, que não estava dentro do meu horizonte. Quase desisti…Ouvia sempre o Lucas me falar de uma cabana, na Vila Santo Antonio, na Praia do Forte, litoral norte da Bahia e bem pertinho de Salvador. Ele tinha prometido que um dia me levaria lá e que tinha sido a melhor moqueca da vida dele.

Eu não levava muita fé, pois achava que o paladar dele tinha mudado muito depois de me conhecer e que a moqueca não devia ser assim tão boa. Este ano, já morando de volta no Rio, decidimos viajar no aniversário dele, que sugeriu a Praia do Forte. Eu, que pauto todas as minhas viagens pelos jantares e almoços em que vou poder pesquisar, fiquei logo animada e pensei imediatamente na moqueca. Lancei um desafio: disse que só iria se fossemos na tal cabana! Ele topou na hora e compramos os bilhetes!

Sempre levo na bagagem indicações de restaurantes e, confesso, fico meio mal humorada se não consigo visitar todos que planejava. Dessa vez foi diferente.

Logo no segundo dia, Lucas nos levou, a mim e ao João, na Vila. Chegando lá, encontrei um lugar muito simples, e Lucas foi logo cumprimentando o seu Osma, dono do restaurante, uma simpatia em pessoa. Foram se abraçando, ele apresentando a família e matando as saudades. Deixei a cargo dele a decisão sobre o prato. E, claro, pediu a moqueca de frutos do mar. Logo fui me sentindo em casa e pedi para conhecer sua esposa, dona Telma. Lá fui eu para a cozinha. Seu Osma abriu o coco que caiu seco do pé no quintal de sua casa e rapidamente, ali mesmo, dona Telma preparou o leite de coco. O cheiro do dendê ia longe…fiquei encantada e realizada!

A Comida estava dos deuses! Resolvi que na volta ao Rio ia tentar reproduzir a experiência com meus queridos alunos e sabia que aquela aula seria especial. Assim foi. Fizemos um delicioso leite de coco caseiro, o dendê que usamos foi presente dos queridos anfitriões da Cabana Nativa e, realmente, ficou incrível. Eu AMO moqueca! Ainda mais bem feita.

Ficam aqui minhas desculpas por ter subestimado o delicado paladar do meu marido, que hoje em dia me enche de alegria porque adoro gente de paladar apurado. Agradeço a dona Telma por ter me ensinado com todo carinho e paciência a fazer uma verdadeira moqueca e a seu Osma por me presentear com um verdadeiro dendê amassado em pilão de pedra. Também aos queridos alunos que participaram e participam sempre dessas histórias saborosas!

Moqueca de Frutos do Mar Prosa na Cozinha

Moqueca de frutos do mar do Prosa Na Cozinha

Ingredientes:
1 kilo e meio de polvo
1 kilo de lula
1 kilo de camarão
1 cebola
1 pimentão verde
2 tomates
3 a 4 colheres de sopa de azeite de dendê
400 ml de leite do coco
Salsa/ cebolinha/ coentro
Modo de preparo:
Lula: cozinhar por 20 minutos em panela com água fervente e meia cebola; Polvo: panela de pressão com meia cebola sem água, depois que pegar pressão, 5 minutos; Em uma panela (se preferencia de barro), colocar o azeite de dendê, a cebola, o tomate e o pimentão, adicionar o leite de
coco e deixar ferver por 5 minutos; Colocar os frutos do mar, o camarão deve ser o ultimo e deixar cozinhar por 10 minutos. Por fim, colocar os temperos. Fazer o leite de coco: retirar a carne do coco seco e bater com água no liqüidificador, passar a água pela peneira espremendo o suco todo.

coluna Manu Zappa gastronomia para noivas blog de casamento colher de chá noivas

Para conhecer melhor as aulas da chef Manu Zappa, acesse seu site Prosa Na Cozinha