PROCURA FORNECEDOR?

Coluna | Desatando os nós e reforçando os laços

Desde que me conheço como gente, presto atenção ao comportamento, desenvolvimento e relacionamento humano. Aos cinco anos dava aulas à todas as minhas bonecas; aos quatorze anos coordenei uma colônia de férias e aos dezessete já dava aulas na educação infantil. Acredito que a minha principal missão seja auxiliar as pessoas a reconhecerem os seus talentos e o que há de melhor em si mesmos, a identificar os aspectos que são limitadores e que ainda precisam de atenção, apoiando o exercício de liderança estratégica e de escolhas conscientes à sua própria vida. Os processos de mudanças só ocorrem efetivamente de dentro para fora, influenciando e sendo influenciado pelos meios ambientes onde atuamos e convivemos.

Betty1

O que é a metodologia do Coaching?

A palavra coach tem referência na antiguidade a um veículo condutor do estilo carruagem; posteriormente o termo foi, e ainda é, utilizado nos esportes para apontar o treinador ou responsável técnico de uma equipe. Há pelo menos duas décadas o termo coaching é utilizado nos meios relacionados às consultorias de gestão de pessoas como instrumento que auxilia no autoconhecimento e autodesenvolvimento em diferentes áreas da vida, de maneira a estimular o individuo a identificar e priorizar os projetos de sua vida, a estabelecer metas realizáveis, positivas e sustentáveis. Orienta a criação de estratégias e planos de ação que apoiem as tomadas de decisões e mudanças que forem desejadas ou necessárias de serem realizadas com foco na ampliação da qualidade de vida, bem-estar e diminuição de riscos e estresse.

Betty3

Para quem serve o coaching e quais são as indicações?

A metodologia serve a todos que, independente da idade, profissão e sexo, queiram criar foco no que se deseja alcançar e possam se responsabilizar a atingir os objetivos através de mudanças de hábitos e atitudes, ampliando habilidades e competências para gerar resultados conscientes e satisfação pessoal.

O coaching é indicado para:

São muitos os benefícios do coaching, como a administração do tempo e das múltiplas agendas, assim como gerenciamento de conflitos de interesses e de situações de estresse na rotina pessoal e profissional. Também podemos melhorar o planejamento de projetos de vida que incluem projetos pessoais, como mudanças de hábitos, emagrecimento, cuidados com corpo e mente, noivas em preparação do projeto de vida a dois. Existem também os planejamento de projetos de vida que incluem projetos profissionais, como a escolha de profissão, mudança de emprego ou carreira, preparação para assumir novos desafios e liderança estratégica, desenvolvimento de competências técnicas para exercícios de funções.

Betty2

Outro ponto importante é aprender a dizer “não” quando precisar e desejar sem sentir culpa e a lidar com limites, assim como ampliar as capacidades de comunicação, negociação, liderança, assertividade nas escolhas e argumentação. Também temos o mapeamento de situações limitantes que causam incômodos ou bloqueios. Por fim, ampliar o foco no que deseja e promover as ações necessárias para obter os resultados desejados a curto, médio e longos prazos.

Tipos de abordagens da metodologia

A forma de ensino no coaching são divididas na seguinte maneira: qualidade de vida e bem-estar, escolha ou segunda escolha profissional, negócios e carreira, liderança estratégica, equipes, executivo, noivos e casais, esportivo e emagrecimento e saúde.

Betty