PROCURA FORNECEDOR?

Cuidados para conservar o bolo no casamento

Uma festa de casamento não está completa sem um lindo bolo reinando na mesa de doces, não é mesmo? Seja em estilo clássico, todo branco e trabalhado em várias camadas, ou em forma de naked cake, favorito das noivas moderninhas que querem casar ao ar livre, o bolo é um dos elementos mais esperados da recepção e, por conta disso, merece um cuidado a mais.

bolo-casamento-colher-de-cha-noivas-3

Bolo pintado à mão por Luciana Wellisch, da Confiserie de Lu. Créditos: Tathi Carvalho

bolo-casamento-colher-de-cha-noivas-1

Bolo pintado à mão por Luciana Wellisch, da Confiserie de Lu. Créditos: Dani Batista

– Os bolos estão cada dia mais integrados ao estilo da festa e fazem parte da decoração, mas é importante lembrar que, antes de qualquer coisa, eles são alimento e precisam de cuidados especiais. Mantê-lo em lugar fresco e longe do sol direto são alguns deles. – garante a cake designer Luciana Wellisch, da Confiserie de Lu, que conversou com o blog e trouxe várias dicas para ajudar a conservar o bolo no casamento e mantê-lo bem fresquinho e gostoso. Vamos conferir?

Cuidados com os naked cakes

Como o próprio nome já diz, o naked cake é um bolo “pelado”, ou seja, não tem qualquer camada de glacê ou pasta americana. Sendo assim, sua massa e recheio ficam expostos ao vento e ao meio em que o bolo está – geralmente ao ar livre, já que é o queridinho das noivas que sonham em se casar em local aberto. Para mantê-lo conservado da melhor maneira, a dica de Luciana é deixá-lo longe de plantas e flores, que podem cair sobre ele e influenciar sua textura e gosto.

– Algumas plantas atraem pequenos insetos, outras têm um perfume muito intenso, e deixar o bolo à merce desses fatores é perigoso. Já em locais fechados e com ar condicionado, é comum que o naked cake perca um pouco de umidade e acabe ficando mais seco, então reserve um local que não fique tão exposto ao vento gelado. – aconselha Luciana.

bolo-casamento-colher-de-cha-noivas-7

Versões do naked cake. Créditos: Pinterest

bolo-casamento-colher-de-cha-noivas-8

Naked cake com massa Red Velvet. Créditos: Pinterest

Cuidados com bolos com cobertura de pasta americana ou glacê real

Ao contrário do naked cake, um bolo com cobertura de pasta americana ou de glacê real tem uma camada de açúcar para protegê-lo do vento, de possíveis insetos e folhagens… mas nem tudo são flores. É muito importante deixar um bolo com este acabamento bem longe de lugares úmidos, para que ele não corra o risco de derreter!

– Para casamentos na praia, escolha um lugar longe da influência do mar para colocar o bolo. Se a proposta é um grande dia ao ar livre e estiver chovendo, também é bom deixar o bolo em um local mais protegido. – aconselha Luciana. Assim, o bolo conserva a sua qualidade e beleza por mais tempo.

bolo-casamento-colher-de-cha-noivas-4

Bolos feitos por Luciana Wellisch. Créditos: Davi Campana

bolo-casamento-colher-de-cha-noivas-6

Bolos feitos por Luciana Wellisch. Créditos: Juliana Pessoa (bolo da esquerda) e Tathi Carvalho (bolo da direita)

Cuidados com detalhes feitos de açúcar

Seguindo o mesmo princípio dos bolos com camada de pasta americana e glacê real, bolos com detalhes feitos em açúcar também devem ficar bem protegidos da umidade para ficarem inteiros e lindos até a hora de partí-lo. Como as flores de açúcar são detalhes muito delicados e que quebram com facilidade, a dica de Luciana é deixar o bolo alguns centímetros distante dos doces da mesa. Assim, na hora que os convidados forem degustar as delícias da mesa de doces, o bolo permanecerá intacto e com toda a sua decoração no lugar.

bolo-casamento-colher-de-cha-noivas-2

Flores de açúcar como topo de bolo em criação de Luciana Wellisch. Créditos: Dani Batista