PROCURA FORNECEDOR?

Dicas para usar fascinators

A Carmen Nazar Noivas está produzindo diversos vídeos com dicas de como usar acessórios de cabelo para o grande dia. Hoje, vamos compartilhar o primeiro da série, sobre fascinators, com consultoria do chapeleiro Denis Linhares e da Make Up & hair Rita Fragoso.

Vamos ao vídeo realizado pela Nik Maia?

Como Linhares ensina, os arranjos que originaram os fascinators surgem no final da década de 40, época de Grande Guerra,  que, como sabemos, sempre traz muitas transformações na moda e no comportamento. Naquela época, como a matéria-prima estava escassa, os chapéus foram diminuindo de tamanho e sendo adaptados para pequenos arranjos. Ao mesmo tempo, eles foram “subindo” sua posição na cabeça, vindo em direção à testa.

Atualmente, o fascinator é super comum no exterior e chega por aqui em grandes eventos, como casamentos. Em geral, as noivas brasileiras que curtem fascinator têm um perfil mais contemporâneo e antenado, menos clássicas.

Para a colocação do fascinator, é preciso atentar para a posição da noiva em relação ao seu pai e ao seu noivo na entrada e saída da cerimônia. Explico: o lugar correto de posicioná-los é ao lado direito do rosto, na altura entre os olhos e a orelha. Isso porque o lado esquerdo da noiva deve ficar livre para receber o carinho do pai e do noivo. Esta é a forma mais tradicional no cerimonial cristão do Brasil.

Mas, como estamos incorporando muitas tendências dos casamentos no exterior, no modo cristão americano, a noiva entra com o seu braço direito dado com seu pai e depois sai com o seu noivo também ao lado direito. Por isso, nestes casos, o lado correto para o fascinator é o lado esquerdo, pois nada pode atrapalhar o contato com os homens de sua vida.

– A mesma peça, quando colocada na altura entre os olhos e a orelha, é chamada fascinator. E quando colocada na parte de trás da cabeça é um arranjo de cabelo. Fascinator vem da posição em que o adereço ocupa na cabeça, à frente, que encanta e fascina logo à primeira vista – explica Linhares.

Quem quiser testar, uma coisa bacana: a Carmen Nazar Noivas vai lançar sua coleção de flores artesanais e fascinators na Semana Inesquecível Casamento, com pentes, grinaldas em metal e pedras preciosas.  E a noiva poderá experimentar e visualizar como ficam com estes acessórios, testar penteados e decidir se de fato as peças fazem a sua cabeça. ;)

painel fascinator

 Fotos de Jonatha Bongestab | Fotos do vídeo: Hugo Peres | Vídeo: Nik Maia