PROCURA FORNECEDOR?

Noiva Gourmet | Salada Caprese

Hoje vamos estrear uma seção no blog que tem muito a ver com a meu momento atual: a descoberta da paixão pela cozinha. Sempre gostei de gastronomia, mas é bem verdade que muito mais da parte do comer do que do fazer. Mas, é bem verdade também que, de um tempo para cá, me peguei realmente envolvida com os utensílios culinários, comprando livros de receitas e preparando comidinhas gostosas para a minha família, como cupcakes, cookies, brownies e até mesmo um salmão para o almoço de domingo eu fiz (e bem feito!). Como o blog é uma extensão do que gosto, idealizei esta coluna semanal, sempre às quintas-feiras, com a receita de um chef convidado, que vai compartilhar com a gente um pouquinho dos seus segredos. Para inaugurar a nossa mesa de um jeito fácil fácil, vamos começar do começo: uma boa entradinha: a receita da salada caprese no palito! Preparem as caçarolas, com vocês a chef Michelle Marucco, do buffet La Cuisine de Michelle Marucco !

Salada Capresi receita para o blog de casamento colher de chá noivas

“Nesta primeira coluna, quero encorajar vocês a cozinharem sem medo! Por isso, vamos ensinar uma versão linda, simples e muito fácil de se preparar: a famosa Salada Caprese, mas diferente do normal, com um glamour na apresentação e muita facilidade na hora de comer, não precisaremos de talheres nem prato para o serviço.

A Caprese tem origem na região de Campânia na Itália. De acordo com alguns pesquisadores, o prato recebeu esse nome devido a fama que conseguiu atingir na região de Capri, após ser servida ao rei Farouk, do Egito. Ela é conhecida pela sua simplicidade. Os ingredientes básicos da salada caprese são: mussarela de búfula fresca, tomate e manjericão, sendo temperada apenas com azeite, pimenta e sal.

Com o passar do tempo novos ingredientes foram incorporados à receita. Hoje, vamos adicionar apenas aceto balsâmico para decorar o prato onde iremos servir-la. Por ser um prato leve, é muito recomendado para os dias mais quentes. A Ilha de Capri é conhecida por produzir excelentes ingredientes utilizados nesse prato.

Receita da salada caprese no palito

 

Ingredientes:

Tomatinhos cereja ou grape (prefiro o grape porque tem mais polpa e menos sementes)
Queijo de búfala fresca em bolinhas pequenas
Manjericão
Aceto Balsâmico
Palitinhos para espetar (escolher o de sua preferência, existem vários e cada um mais lindo!)

Modo de preparo:

Lavar bem os tomatinhos e o manjericão | Cortar o tomatinho ao meio | Cortar o queijo de búfala no mesmo tamanho da metade do tomatinho, para ficar proporcional e mais bonito na montagem | Desfolhar o manjericão, escolher as folhas maiores e mais bonitas.

Montagem:

Sobre um prato ou uma tábua de cozinha, monte os espetinhos da seguinte forma: a metade do tomatinho com a casca apoiada na tábua, por cima uma folha de manjericão, depois a metade do queijo de búfala, e por fim outra folha de manjericão. Para manter tudo juntinho, atravesse todos eles com um espetinho.

Agora, escolha o recipiente onde quer servir (pode ser desde um simples prato até uma bandeja), despeje algumas gotas de aceto balsâmico sobre esse recipiente para decorar e fazer um contraste com as cores da Caprese. Use a foto como inspiração na montagem!

Dica: Pode ser servido como canapés e até mesmo como entradinha para impressionar em casa, atacando de chef!

receita de salada caprese da chef Michelle Marucco para blog de casamento Colher de Chá Noivas

Desde muito pequena, a chef Michelle Marucco já mexia nas panelas da casa de sua avó e preparava delícias para toda família. Para ela, não havia outra profissão a seguir que não fosse cozinheira! Aos 17 anos, depois de terminar os estudos no colégio, saiu de casa para fazer faculdade de Gastronomia no SENAC Campos do Jordão (interior de SP). Ao acabar a faculdade, resolveu ir para o Sul da França na região de Provence para fazer um estágio no renomado hotel Le Mas Des Herbes Blanches – Relais Chateaux, no qual passou uma temporada e aprendeu muito com o Chef Eric Sapet, seu mestre. Desde 2006, a chef criou raízes em Búzios (Região dos Lagos, RJ) e hoje comanda seu próprio buffet voltado para casamentos na cidade imortalizada por Brigitte Bardot. Quer saber mais sobre a chef? Veja sua página em nosso Guia de Fornecedores, clicando aqui.