PROCURA FORNECEDOR?

Noiva Gourmet | Leque de mignon ao molho de alcatrão

Hoje é quinta-feira e dia de mais uma coluna Noiva Gourmet. A ideia é trazer, quinzenalmente, deliciosas receitas sugeridas por grandes chefs e que serão sucessos garantidos nos casamentos. E para começar sua participação em grande estilo, o chef Nato Domenico, do Saint Morit’s, dá a dica de um prato principal de filé mignon, que tanto pode ser servido para o almoço ou para o jantar. Vamos conferir?

Leque de mignon ao molho de alcatrão, acompanhado de mini legumes grelhados e musseline de mandioquinha

Mignon 1

Mignon 2

Ingredientes

– 200g de medalhão de mignon.

– Sal, pimenta e parmesão.

– Azeite.

– Manteiga.

– Farinha de trigo.

– Palmito, mini milho, mini cebola, mini cenoura, vagem, ervilha e mini brócolis.

– ½kg de mandioquinha.

– 1 cálice de alcatrão.

Modo de preparo

Tempere o mignon com sal e pimenta a gosto e reserve. Enquanto isso, prepare o musseline de mandioquinha. Descasque as mandioquinhas e cozinhe-as até que fiquem bem macias. Depois, bata-as no liquidificador até que atinja a consistência de creme. Acrescente parmesão, manteira e uma pitada de sal e reserve. Escalde os legumes um a um, exceto o palmito. Tempere a água que os escaldará com azeite e sal e grelhe os legumes em uma frigideira com manteira até que fiquem al dente.

O mignon deve ser grelhado na frigideira em fogo alto para selar os lados, evitando que o sangue escorra. Assim, a carne ficará mais macia. Retire a carne da frigideira e reserve. Na mesma frigideira onde foi preparada a carne, prepare o molho, para aproveitar o caldo que o medalhão deixou. Com a frigideira fria, adicione a esse caldo 2 colheres de sopa de farinha de trigo e 2 colheres de sopa de manteiga e mexa até que vire um creme espesso. Acrescente um cálice de alcatrão e deixe reduzir. Se ficar muito forte ou muito espesso, acrescente um pouco de leite.

Modo de Montagem

Fatie o medalhão de ponta a ponta, porém sem deixar que se separem totalmente, para que seja possível abri-lo com um leque. Regue a carne com o molho e monte o prato acrescentando os legumes e o musseline.

Sobre o Chef Nato Domenico

Luiz Renato Goncalvez de Domenico, conhecido como Chef Nato Domenico, tem formação em Gastronomia na FMU e se especializou no Le Cordon Bleu, em Paris. Passou pelas cozinhas dos hotéis Unique, Renaissance, Transamérica, WTC, além do restaurante Antiquarius, entre outras grandes casas da gastronomia de São Paulo. Atualmente comanda uma das equipes de gastronomia do Grupo Saint Morit’s, histórica empresa do mercado de eventos no Brasil, com mais de 50 anos de tradição. Conheça melhor o buffet do Grupo Saint Morit’s em nosso Guia de Fornecedores clicando AQUI.