PROCURA FORNECEDOR?

O charme dos miniweddings

Neste fim de semana, fui convidada para participar de um bate-papo sobre miniwedding na festa de lançamento do Hotel Casa Amarelo, em Santa Teresa, promovido pela cerimonialista e decoradora Maria Clara Wermelinger.

POST 8H7C8862

No bate-papo, percebi algumas dúvidas que acho bacana esclarecer aqui no blog sobre este formato mais intimista, mas não menos charmoso. Primeiro, acho sempre bacana dar um contextualizada nas tendências para que a gente possa entender o conceito e, a partir daí, fazer a nossa própria leitura. Pois bem, como sabemos, o casamento passou por diversas transformações nas duas últimas décadas – quando falo em casamento, não falo só da cerimônia, mas da instituição em si, da forma como as pessoas passaram a enxergar e vivenciar o cotidiano da vida de casado. Depois de tantas conquistas sociais, como a emancipação feminina e os homens podendo ser menos machões e mais românticos, podemos olhar para o casamento como uma instituição super moderna, divertida, feliz, cool, afinal, como já disse o Wagner Moura, nada mais obriga duas pessoas a ficarem juntas, só o amor!

Muitos casais, inclusive, já moram juntos antes mesmo de casar. Com isso, o casamento deixou de ser a “festa dos pais dos noivos” e passou a ser “a festa dos noivos”. E por noivos entende-se que os noivOs, os homens, estao cada vez mais participantes. Porque o novo contexto social também vem permitindo que eles se sintam mais a vontade para demonstrar seus sentimentos e serem românticos.

Dentro deste novo modo de casar, surge esta grande tendência dos miniweddings. Por ser um casamento dos noivos, eles ganham uma configuração mais intimista, e com isso conseguem ter uma lista de convidados mais enxuta, porque não existe mais a obrigacao de chamar todos os amigos dos pais e familiares tao distantes que mal conhecem os noivos. Agora, os próprios noivos estão bancando suas festas e o fazem para comemorar entre seletos amigos e familiares que realmente compartilham daquela historia de amor que esta sendo celebrada.

Algumas características:

  • Jeitinho de casa com ares vintage

Por esta pegada “familiar”, vem crescendo a vontade de deixar o casamento não mais com cara de casa de festa, mas com cara de casa da gente. E por evocar uma época boa da vida em família juntos, que, em geral, nos faz lembrar a infância quando morávamos com nossos pais – e até para homenagear esta mudança de fase – objetos vintage estão super em alta. Móveis antigos aparecem repaginados no lounge das festas, cristaleiras apoiam os doces e lembrancinhas, livros antigos viram apoio para arranjos florais no centro das mesas, por exemplo.

post IMG_4412

Na mesma sintonia, entram em cena peças e móveis que fazem parte realmente da casa do casal, dos pais ou que simulam cenarios da sala de estar. Em geral, uma sala de estar mais intimista, com carinha de casa de vó, de chá da tarde.

  • Não significa informalidade nem investimento menor!

Algumas coisas não mudam. Justamente por ser um casamento para menos convidados, é muito importante atentar para os detalhes tanto ou mais como se fosse para um grande casamento.

Boa comida, boa bebida, boa música, uma bela decoração e registros de alta qualidade (fotografia e vídeo) continuam sendo prioridades. Afinal, depois que passa (gente, já casei e sei o que estou falando!) o que fica é a fotografia e o vídeo. Organizem o orçamento para caber tudo isso, vale a pena!

  • Aproveite para sofisticar!

Já que os custos do casamento são sempre multiplicados pelo número de convidados, aproveite para investir nos detalhes! Servir uma ótima champagne, produzir lembrancinhas realmente bacanas, encher a festa de flores são algumas das apostas!

  • Personalização e criatividade

Os noivos querem deixar cada cantinho da festa com a cara deles, por isso, a personalização e a critividade são super bem-vindas. Vale apostar em um cantinho para os convidados deixarem mensagens, por exemplo. Use sua criatividade sem abrir mão da sofisticação que o grande dia merece.

PS.: Acho miniwedding chiquérrimo! Quando eu fizer minhas bodas, vou fazer minibodas! ;) 

post 8H7C9229

Fotos: Demetrius Borges Studio