PROCURA FORNECEDOR?

5 perguntas para escolher músicas de casamento

A música encanta e alegra qualquer ser humano. Pedimos para a Anelise Cordeiro e o Alison Amin Cosmoski, da Orquestra Apreciatto, redigirem um texto sobre o que é a música nos casamentos, e abaixo presenteamos nossas leitoras com esse primor de delicadeza.

Falar de música é mergulhar num universo abstrato! Não conseguimos tocá-la nem enxergá-la, e ao pedirmos orçamentos aos músicos surgem várias dúvidas no entendimento das informações que nos são ofertadas pelas empresas ou grupos de música especializados em casamentos.

Abaixo dedicamos algumas linhas esclarecendo importantes dúvidas e desvendamos alguns mitos a respeito da música ao vivo para as cerimônias de casamento.

Para começar, você já pensou qual é o efeito que a música produz em sua vida? A música tem efeitos diretamente interligados com nosso sistema nervoso central. Transformamos a todo momento as vibrações sonoras do nosso meio em sensações e emoções. Então, vamos pensar além? Ao invés de escolher apenas músicas para a cerimônia vamos escolher os temas pensando na emoção que desejamos transmitir para cada momento?

Quais são as emoções que buscamos quando falamos em música para o nosso casamento? Amor é a primeira palavra que ouvimos de nossos noivos! Pois bem, vamos pular para o dia do casamento… Ao chegar no local escolhido para a cerimônia ficamos imersos num ambiente de muito amor, alegria, dedicação e todos os sentimentos que nos trazem boas energias. Então surge a dúvida: como escolher as músicas ideais para expressar estes sentimentos?

Em nossas conversas durante as reuniões fazemos algumas perguntas aos casais que vamos agora compartilhar com você.

O que vocês esperam do trabalho musical?

Onde será o local da cerimônia? Na igreja, no campo ou na praia?

Qual o estilo do casamento?

E as cores da decoração pretendida?

E o que não pode faltar na sua orquestra da cerimônia?

Com estas cinco perguntas conhecemos o estilo da cerimônia e o gosto musical dos noivos para uma boa assessoria. Boas orientações superam todas as expectativas! É necessário também saber explorar um gostinho de quero mais nos convidados para deixa-los sempre antenados em cada momento da cerimônia. Por isso, é proibido escolher músicas semelhantes para momentos sequenciais. Abuse das dinâmicas e explore as mais variadas sensações musicais.

Não poderíamos deixar de citar a principal dúvida dos casais: quais e quantos instrumentos devo escolher para a minha cerimônia?

Para uma boa sonoridade em cerimônias de pequeno porte, para até cem convidados, um quarteto instrumental já poderá atender a sua expectativa. Geralmente usa-se um violino, flauta, violoncelo e teclado ou piano. O piano, além do visual único, traz uma sonoridade bastante apreciável.

Para cerimônias com 200 convidados, um sexteto já se torna aconselhável, ampliando as possibilidades musicais e o encanto produzido pelo conjunto, afinal a música também é um presente que oferecemos aos nossos convidados. Nesta formação já é possível utilizar os trompetes triunfais para a clarinada que anunciará o momento mais esperado da cerimônia.

Cerimônias em espaços amplos podem contar com a presença de uma orquestra completa. Mas não se esqueça: a escolha dos instrumentos deve ser realizada somente após a escolha das suas músicas!

A empresa musical contratada deverá orientar e sugerir a melhor composição instrumental de acordo com as músicas selecionadas para a melhor harmonização do conjunto. Assim você terá um grupo com a presença ideal, a delicadeza necessária e a animação suficiente para tocar e emocionar a todos na medida exata, eternizando na memória de seus convidados a lembrança do momento preparado com muito carinho e dedicação.

Esperamos que o seu casamento, além de lindo e inesquecível, seja bastante musical.

pauta_musical6

pauta_musical2

pauta_musical3

pauta_musical4

pauta_musical5