PROCURA FORNECEDOR?

Perfil de fornecedor: Antonio Maciel Cakes

Imagina ter no seu casamento um bolo lindo exclusivo, com estética impecável e ainda com massa leve, molhadinha e super saborosa. Isso não só é possível como está bem aqui ao alcance de suas mãos. A Antonio Maciel Cakes é um atelier de confeitaria especializado em bolos artísticos customizados referência nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói. Eles possuem um controle rígido do sabor do produto, além de produzirem bolos que são verdadeiras obras de arte.

No quesito estética, a empresa utiliza uma grande variedade de materiais e equipamentos em conformidade com aquilo que há de mais moderno no cenário internacional de Cake Design. Outro diferencial disparado são as flores de açúcar com realismo impecável

Confira a entrevista exclusiva que fizemos com o Antonio Maciel, proprietário e Cake Designer do atelier.


Como surgiu a Antonio Maciel Cakes? Conta um pouco da trajetória de vocês para a gente

Sou engenheiro de formação, mas sempre fui apaixonado por gastronomia. Todas as oportunidades que tinha para reunir a família em festas e comemorações estava sempre disponível para cozinhar. Eram, em sua maioria, jantares, almoços, batizados e aniversários. Quando se tratava de algo maior, montava a equipe de cozinha, chefiava e desenvolvia os cardápios. No nascimento da minha terceira filha, Maria Luiza, fiz o bolo do primeiro mesversário dela. E ali começou a paixão – depois de estudar, ler e testar, o bolo ficou maravilhoso e foi sucesso na família. A partir daquele momento, parentes e amigos começaram a requisitar meus bolos. Foi quando imergi nos estudos com mais foco e determinação.

Então iniciei com bolos temáticos, infantis e religiosos (batizado, primeira comunhão, etc), em sua maioria. Em Niterói, começamos a ter nosso trabalho reconhecido devido ao sabor, que era muito diferenciado: massa extremamente leve, aerada e molhadinha. O aumento da demanda foi o que me obrigou a montar um atelier. Para essa empreitada, foi necessário a entrada de duas sócias para estruturar o negócio.

Quais são os principais produtos de vocês?

São bolos de alta confeitaria e decorados em todo os seguimentos: naked cake, bolo infantil, de casamento e celebrações diversas. Para qualquer ocasião social temos uma solução de bolo.

Um de nossos maiores diferenciais é que levamos a palavra cake design ao pé da letra. Quando falamos sobre projetar bolos é como realmente consideramos, uma engenharia de projeto com exclusividade, de modo autoral, sem apropriação de obras intelectuais de terceiros.

Alguma novidade de sabores para este ano?

Sempre estamos atentos para laçarmos recheios, massas e sabores novos. Por exemplo, lançamos há algum tempo, o recheio de brigadeiro de castanha do Pará que é um dos mais pedidos no atelier desde então. Temos também recheios como o chocolate Belga com menta e o de pistache, sabores muito inovadores no mercado de casamento. De modo que damos alternativas para que o momento tão especial que é o casamento, seja único também no sabor.

Por que escolheram os casamentos para trabalhar? Qual a relação de vocês com esse mercado?

Uma vez que optamos por alta confeitaria e bolos estilizados, o mercado de casamento se tornou o local mais amplo para trabalharmos com produtos sofisticados. É onde temos mais condições de mostrar um produto diferenciado.

Hoje, 90% de nossos clientes são noivas e isso significa um grande sucesso e realização. Os casamentos eram nossa meta inicial e estamos muito felizes em sermos referência no eixo Rio-Niterói em bolos de casamentos.

Conta um bolo que marcou a trajetória de vocês

Um projeto muito marcante foi o bolo do evento Royal Wedding Brunch, no Sheraton Grand Rio, em ocasião do casamento do príncipe Harry e Megan Markle. O Hotel foi escolhido fazer uma festa de celebração nos moldes do casamento real.

Para este evento fizemos um bolo de 9 andares, com 15 bolos decorados com temática clássica e muitas flores de açúcar. Exploramos bastante a nossa potencialidade de design, com liberdade plena. Houve uma aceitação tremenda do trabalho e foi um projeto muito elogiado.

Quais são os novos projetos para 2019?

Este ano estaremos mais uma vez no exterior para fazer cursos e trazer novidades para o mercado. Além disso, estamos estudando a possibilidade de ministrarmos cursos no segmento de alta confeitaria.

Contate as empresas mencionadas na matéria