PROCURA FORNECEDOR?

PERFIL DE FORNECEDOR | WAGNER OLIVA

Especialista em fotografia de casamentos com muito estilo, Wagner Oliva soube apurar seu olhar para perceber a beleza dos momentos especiais. Completamente envolvido com seu trabalho e com todas as possibilidades de belas imagens que um casamento lhe oferece, o fotógrafo busca retratar esse momento de forma que os noivos, ao reverem os registros, consigam reviver a experiência deste dia tão especial.

wagner_oliva

Conte um pouco sobre a sua história, em como começou a trabalhar com fotografia e quando decidiu trabalhar com noivas.

{Wagner Oliva } O primeiro contato com a fotografia foi ainda na pré-adolescência, com uma clássica Olympus Trip 35 do meu pai, que também tinha a fotografia como hobby. No início, os filmes de 12 poses eram negociados como ouro (quem teve câmeras analógicas lembra bem da sensação), mas com o passar do tempo, e consequentemente com o reconhecimento do meu olhar, assumi o comando na disputa pelo direito de tirar fotos!

No entanto, a trajetória de fotógrafo profissional ainda teve que esperar um pouco. Foram anos trabalhando em grandes empresas do mercado financeiro, e só em 2011, quando a paixão falou mais alto, eu resolvi que iria seguir o coração. Me considero romântico. Em 2010 me casei com a Suzana, e as alianças foram trocadas no jardim de Monnet, em Giverny, próximo de Paris. Não pensei em que área da fotografia iria atuar, mas a fotografia de casamento é o que eu gosto e simplesmente segui minha vontade natural. Amo pessoas, amo viver suas histórias, registrar de forma afetiva cada momento… isso me faz sentir uma pessoa melhor.

Como conhecer melhor o casal para extrair deles o melhor do momento?

{Wagner Oliva } A intimidade é uma conquista, e não dá para ser diferente. Como fazemos amizades? Eu faço amigos naturalmente, abrindo minha intimidade para os casais. Penso que isso seja muito justo, pois é isso que os casais fazem quando me contratam. Pensamos juntos: entro na casa deles, entro no quarto de hotel que eles estão hospedados, os vejo trocando de roupas, ajudo a calçar sapatos, vou na festa deles, vejo chorando, registro tudo e ainda compartilho fotos na internet. Pensando em tudo isso, eu me sinto constrangido em não retribuir.

Casamento de dia ou de noite?

{Wagner Oliva } Gosto muito do casamento na luz do dia, pois tem uma pegada forte de personalidade. As fotos com a luz do por do sol ficam incríveis. Logicamente estou falando com a visão de um fotógrafo, mas no ponto de visita da produção, executar um casamento na luz do dia é um grande desafio.

Fotos posadas ou mais fotojornalísticas?

{Wagner Oliva } Hoje existe quase que uma fusão dos dois estilos em álbum de casamento, isso porque os casais sempre querem as chamadas fotos espontâneas (fotojornalísticas), acredito que por insegurança de ficar posando. Mas as belas fotos clássicas (posadas) são presenças certas em qualquer álbum.

Luz natural ou artificial?

{Wagner Oliva } Estudei cinema e nenhuma luz que vemos em TV ou revistas são naturais. Estas mídias são as referências de beleza para a maioria das pessoas. Desta forma, não navego com a correnteza. Em um casamento à noite não existe luz natural, e mesmo com a luz do dia às vezes é necessário colocar uma luz de soma, seja esta luz no photoshop ou não. Vejo a minha função como a de viabilizar a melhor imagem para aquele casal, controlando e assumindo menor risco possível.

Você costuma fazer ensaios pré ou pós-casamentos com os noivos ou apenas no dia?

{Wagner Oliva } Os ensaios pré-casamento e pós-casamento são uma realidade hoje, a maioria quer. Mas é sempre um desafio sair do lugar comum. Não gosto muito da ideia de fotografar em um lugar que tenha a ver com a história do casal, ao invés disso, prefiro propor algo que seja totalmente inédito para ambos, e desta forma criar uma nova história em um novo lugar. Para mim, isso faz muito mais sentido.

Alguma tendência nova em fotografia de casamento?

{Wagner Oliva } Uma grande tendência que acredito que irá permear o mercado é a diminuição dos prazos de entrega das fotos. Em média, um fotógrafo de casamento leva 45 dias para entregar as fotos para um casal. Penso que este prazo não é mais factível com os dias atuais, em que os noivos já viram as fotos de todos os convidados e as fotos do fotógrafo oficial só em x dias depois.

Quais fotos são importantíssimas fazer no dia do casamento?

{Wagner Oliva } São vários os momentos: entrada da noiva, o choro do noivo ao vê-la entrando, o olhar do pai quando entrega a filha ao noivo, troca das alianças, o primeiro beijo após casados, dentre muitas outras. Entretanto, isso é uma visão muito institucionalizada, pois outro dia entreguei um álbum a um casal e a noiva me apontou a foto mais importante, e era um beijo na sua avó!

wagner_oliva2

wagner_oliva3

Quer conhecer melhor o trabalho de Wagner Oliva? Entre em contato:

Telefone: (21) 98868-8589

Email: contato@wagneroliva.com

Endereco: Rua Duque Estrada, 41, Gávea – Rio de Janeiro

Website: www.wagneroliva.com

Facebook: www.facebook.com/wagnerolivafotografia

Instagram: @wagnerolivafotografia