PROCURA FORNECEDOR?

Planejamento financeiro para os noivos

O pedido de casamento é uma das maiores alegrias na vida de uma pessoa! Mas, logo após colocar o anel de noivado no dedo, vem uma etapa fundamental: estipular qual quantia será destinada à celebração do casamento e de que forma será gasta. Para chegar neste resultado, é preciso, claro, sentar com o noivo/noiva e, sim, conversar sobre planejamento financeiro. Sim, porque, se os noivos não forem bilionários, é muito útil começarem uma “poupança casamento” que receberá mensalmente um depósito destinado aos custos do casamento. Ninguém deseja começar a vida de casada com dívidas, não é? Então, confira o nosso guia de planejamento financeiro super prático para noivos.

planejamento financeiro casamento

Definir o orçamento

Hora de decidir o que vocês querem. O tipo de cerimônia (civil, religiosa ou religiosa com validade civil) e o número de convidados irão ajudar a definir o valor a ser gasto. Entretanto, vale ressaltar que um casamento com poucos convidados pode sair mais caro do que um com 200 pessoas, a diferença está em como você divide os investimentos na festa. Os noivos precisam estar sintonizados para não gastarem uma porcentagem muito grande da verba total com apenas um item. E por este motivo, vale ressaltar: tenham uma reserva extra para imprevistos.

 

Porcentagens

Estabeleçam as porcentagens após decidirem os itens e quanto podem gastar. Dica: Reservem 27% para o buffet, 15% com foto e vídeo, 10% com espaço e 20% com decoração.

 

Cotações

Escolha 3 fornecedores de cada item. Converse com suas amigas e procure referências (aqui você encontrará ótimas dicas!). E, na nossa seção de downloads tem uma planilha bem bacana para vocês organizarem estas reuniões com cada fornecedor.

 

Fluxo de pagamento

Organize os pagamentos por mês e estipule as datas. Saiba quais poderão ser feitos após a cerimônia e quais serão realizados depois de assinado o contrato. Cuidado com o pagamento à vista! É bom pelo desconto, mas, vocês poderão ficar sem dinheiro. Outro detalhe: atente-se aos fretes e hospedagem para os prestadores de serviço caso o evento for em outra cidade.

É preciso pés nos chão para realizar os sonhos. Diga o que achou do nosso planejamento financeiro e como está organizando seu casamento!