PROCURA FORNECEDOR?

Psicólogas oferecem serviço de preparação emocional para a vida a dois

Casar não é apenas abrir mão da bicicleta, juntar as escovas de dentes ou escolher o vestido de noiva mais lindo. Casar significa a união de duas pessoas diferentes que escolheram caminhar juntas. As psicólogas e terapeutas de casais Daniela Miranda, Joana e Helena Cardoso criaram o Projeto Véspera justamente para ajustar, junto com os noivos, algumas questões que precisam ser abordadas antes do “sim”!

vida_a_dois2

Com alguns anos de experiência em consultórios atendendo a casais, as profissionais perceberam que muitos dos problemas que levavam as pessoas até ali poderiam ter sido evitados se antes da troca de alianças tivesse se estabelecido um bom canal de diálogo e negociação.

Projeto Véspera acontece no Rio e em São Paulo, em cinco encontros com o casal com jogos e dinâmicas para promover algumas conversas de forma divertida, quando os temas polêmicos de uma relação ainda estão isentos de raiva, mágoas ou qualquer sentimento que impeça o diálogo ao invés de troca de acusações, como normalmente acontece quando os assuntos só são discutidos quando já existe um impasse. “Estimulamos conversas que levem a acordos conjuntos, que serão atualizados ao longo da vida, de acordo com as etapas que se seguem”, dizem as especialistas.

Para as psicólogas, a diferença de opiniões não é sinal de que o relacionamento não dará certo. Cada um dos parceiros vêm de uma família diferente e têm experiências de vida diferentes. Discordar é diferente de brigar. Não há problema algum em pensar diferente, mas o que ameaça um relacionamento é a falta de diálogo e negociação.

Projeto Véspera é um trabalho preventivo de preparação emocional para a vida dois, para recém-casados, para os que estão começando uma relação, pessoas que apenas “se juntaram”, e até mesmo recasados, ou seja, divorciados que estão partindo para uma nova vida a dois. Ao contrário de uma terapia comum, que contempla uma necessidade específica que o casal está enfrentando, o Véspera é direcionado a todo casal (heterossexual e homossexual) que queira refinar a sua relação. Afinal, véspera é aquele momento que precede grandes acontecimentos em nossas vidas, e nada melhor do que começarmos esta nova fase com tudo esclarecido, não é mesmo? Afinal, como já diziam nossas avós, “o combinado não sai caro” e “prevenir é melhor que remediar”.