PROCURA FORNECEDOR?

Quem convida dá banquete!

Quem convida dá banquete! Eu cresci ouvindo esta frase. Minha avó, descendente de libaneses, cozinhava muito bem e adorava reunir as pessoas para compartilhar suas produções na cozinha. Sempre muito caprichosa e dedicada, ela se preocupava em fazer comida para agradar a todos: crianças, adultos e “chatos pra comer” :) e não havia quem saísse da casa dela sem sentir saudade daqueles sabores!

Essas histórias de família marcam a vida das pessoas! Somos o resultado das nossas experiências e interações. Cheiros, sabores, sons e texturas nos fazem viajar; voltamos ao passado, a um lugar especial, a um momento e sempre nos sentimos confortáveis com as lembranças que o paladar nos traz. Quem nunca falou: “Essa comida me lembra alguém!” ou “Que saudade da comida da minha terrinha!” Há 30 anos, a comida da minha avó, deliciosamente temperada, não poderia ser comparada à alta gastronomia. Não havia muitas possibilidades de matéria prima, mas era sempre marcante.

Hoje, a gastronomia está muito evoluída! Ela provoca experiências multissensoriais ao usar ingredientes e técnicas inovadoras. A globalização fomentou o negócio e alimentou a ideia da diversidade. Um exemplo disso são as filas e interesses em restaurantes de todos os tipos de comida: italiano, francês, espanhol, peruano, mexicano, japoneses… O paladar foi ficando mais apurado assim como a capacidade de nos surpreender com as sensações que a comida proporciona. Na contramão dessa explosão de oferta de sabores, observamos também o surgimento de um “consumidor de gastronomia especializado”, estreitando caminhos de possibilidades, por opção ou por restrições alimentares involuntárias. Assim, convivemos harmoniosamente em uma sociedade carnívora e também vegana, amantes e alérgicos a camarão e frutos do mar, intolerantes ao gluten e lactose ou optantes por dietas de emagrecimento.

Nas festas de casamento, não conhecemos os hábitos alimentares e gostos dos convidados e precisamos estar preparados para servir bem essas pessoas, antecipar seus anseios e superar as suas expectativas. O serviço de gastronomia ganhou um upgrade e uma responsabilidade a mais. Conquistou um lugar de destaque imprimindo mudanças no cardápio, no atendimento e na maneira de servir e não é a toa que atualmente o setor de alimentos e bebidas já seja responsável por quase 40% do orçamento do casamento.

Fazendo um retrospecto podemos dizer até que estamos vivendo uma fase de releitura dos banquetes históricos! A relação do homem com a comida é muito interessante de estudar. A comida encanta, atrai, distrai e alimenta o corpo e a alma! Assim, como jornalista e sócia de uma empresa de gastronomia, convido vocês a acompanharem esta coluna e prometo um menu completo de informações, novidades, dicas e sugestões… Servidos?

buffet_monique_colher_de_cha_1

buffet_monique_colher_de_cha_2

buffet_monique_colher_de_cha_3

Sobre o Colunista

Monique Abrantes é filha de Dóris Abrantes, dona da D.A. Gastronomia, um buffet de casamento de alta qualidade que oferece cardápio diversificado e inovador e serviço de primeira linha. Monique faz questão de oferecer aos seus clientes uma experiência com sabores, cores, formas e aromas.