PROCURA FORNECEDOR?

Chef Manu Zappa | Risoto de Cogumelos Trufados

receita de risoto de cogumelo chef manu zappa Sempre gostei de gente, principalmente gente amiga, que adora um longo papo regado a um bom vinho e deliciosos quitutes, e como sempre via minha mãe, pai e avó cozinhar, acabei aprendendo essa saborosa arte. Quando fui morar em Londres, recebia muitos amigos em casa, que sempre me pediam pra revelar o segredo daquele tartare de salmão ou daquela mousse de chocolate. Voltei para o Brasil direto para São Paulo, e comecei a dar aulas de culinária para os paulistas amigos. Logo logo a fama foi se espalhando e a galera carioca ficando enciumada com os jantares na Paulicéia, aí não teve jeito: era uma ponte aérea semanal paraatender a todos os amigos e família.

O tempo realmente passa rápido, já faz 6 anos que o projeto Prosa na Cozinha foi criado, e seria injusto explicar que são apenas aulas de gastronomia, é mais que isso, é uma verdadeira terapia, um encontro entre amigos, solteiros, casados, noivos, donas de casa, empresários. Uma espécie de clube onde os aprendizes são calorosamente recebidos na minha própria casa, trocando histórias, viagens, receitas e experiências pessoais. Lembro até hoje das ligações de muitos maridos agradecendo a participação da esposa no curso, que chegou sem saber o que era uma berinjela, e hoje faz um belo de um steak tartare trufado com batata frita. E isso apenas de entrada.

Durante todo esse tempo, vi muitos dos meus alunos mudarem de rumo e de profissão, vi publicitários abandonando o escritório para abrirem seu próprio buffet, gente do mercado financeiro apostando no setor da gastronomia, enfim, várias transformações de amor entre muitas pessoas realizadas pelo simples, mas apaixonante, ato de cozinhar. Então convido a todos vocês a botar literalmente a mão na massa, e acompanhar minha coluna para aprender aos poucos que cozinhar não tem segredo: basta amor, paciência e dedicação, como tudo na vida, certo? Bom apetite…!

risoto de cogumelos trufados risoto de cogumelo prosa na cozinha chef manu zappa

Quando Manu e eu conversamos sobre como as noivas sentem falta de receitinhas fáceis e deliciosas para arrasar na vida de recém-casadas, idealizamos a coluna e marcamos uma gravação do Colher de Chá TV com todo o passo a passo desta receita que é bem fácil e realmente deliciosa do risoto de cogumelos trufados. Numa chuvosa noite de quinta-feira, nós nos reunimos no Alto Leblon para gravar o Colher de Chá TV e o vídeo ficou bem didático, acho que todo mundo conseguirá fazer em casa. Todas as informações da receita seguem abaixo e o vídeo você assiste no canal do Colher de Chá TV, clicando AQUI.

Colher de Chá TV entrevista a chef Manu Zappa do Prosa na Cozinha para aprender a receita do risoto de cogumeo trufado

Ingredientes

Risoto:

200 gr de shitaki fresco

200 gr de shimeji fresco

400 gr de Paris

50 gr shimeji seco

50 gr de funghi seco

600 gr de arroz arborio

1 cebola branca cortada em pedaços grandes

3 colheres de sopa de manteiga

3 colheres de sopa de azeite de trufa

2 colheres de sopa de azeite normal

3 colheres de sopa de requeijão

2 taças de vinho branco seco

1 Colher de Chá de Sal

Caldo de Funghi e Shimeji Secos

Ferver a agua com os cogumelos secos, esperar hidratar e reservar.

Farofa de alecrim

Refogar farinha panko com manteiga e alecrim.

Modo de Fazer

Refogar os cogumelos apenas no azeite normal, sem ser o trufado – eles sao como uma esponja, entao não precisa muito azeite. Dois minutos no fogo e é suficiente. Colocar azeite comum com a cebola picada em um frigideira para refogar a cebola. Quando a cebola começar a ficar transparente e jogar o arroz. O sal é colocado a gosto, mas nesta receita usamos uma colher de chá de sal. Enquanto o arroz refoga, a gente coloca o cogumelo refogado e vai acrescentando um pouco do vinho e um pouco do caldo, à medida que vai evaporando, vamos acrescentando mais. O segredo do risoto é nao parar de mexer. E o ponto tem de estar bem al dente. Dica: sempre ir provando para ver o ponto. Quando der o ponto, a gente acrescenta o azeite de trufas. E em seguida o queijo com o requeijão – que pode ser light. Por ultimo, com o fogo desligado, a gente vai jogar a manteiga (50 gr). A manteiga dá um brilho no risoto.

coluna Manu Zappa gastronomia para noivas blog de casamento colher de chá noivas