
{passo a passo} Topo de Bolo de Madeira
Aqui no Colher de Chá somos super entusiastas dos casamentos criativos. O que isso significa? Casamentos que tenham personalidade, nos quais os noivos sempre encontram um espacinho no meio da benção para trocar votos escritos por eles mesmos, cerimônias que podem ser na igreja, na praia, de dia ou de noite, mas que expressam a identidade do casal. Isso pode ser feito de forma simples, em pequenos detalhes. Mesmo que o casal não tenha muito tempo, que tenha contratado os melhores profissionais para resolver tudo, sempre tem um jeito de aproveitar a fase dos preparativos para fazer algo junto. Numa tarde de domingo, que tal fazer um item do casamento a dois, algo que pode ficar para além da festa e ser guardado como uma lembrança do grande dia? O post de hoje é para estimular isso!
Para isso, vou apresentar a vocês o casal Anna e Juan Donado, que mora no Brooklin, com três filhas, e criou a Goose Greases, uma loja de bonequinhos de madeira pintados à mão e outros mimos. Depois do super sucesso, eles criaram a linha undone, especializada na venda do material necessário para fazer os bonequinhos e assim estimular o DIY. Ontem, eles compartilharam o passo a passo da pintura. Colombiano, Juan é formado em Filosofia, mas enxergou neste artesanato uma forma de se conectar com a sua terra natal. Todos os bonecos são feitos por um marceneiro amigo, que envia os mimos da Colombia para serem pintados no Brooklin. (Bom, a ideia é que o material seja comprado na loja deles, mas, se por algum motivo isso ficar complicado, uma alternativa é aproveitar aqueles saleiros de madeira que a gente encontra bem fácil por aqui). Vamos aprender a pintá-los?
Material:
– Bonequinhos de madeira peg (ou um par de saleiros de mandeira, como fez a noiva Juliana, que a gente mostrou aqui);
– Um pincel fino e um de ponta chata;
– Tinta acrílica nas cores desejadas;
– Tortillon (aquele lápis de giz, de marcar o tecido no corte do molde, sabem?)
– Matte-Top para acabamento (este eu nao consegui encontrar aquivalente por aqui, mas a loja do casal vende e entrega. Quem souber mais lugares diz para a gente?);
– Lixa (para corrigir erros);
– Lapiseira.
Passo 1: certifique-se de que a superfície da madeira está bem lisa (dê uma lixada em pontinhos irregulares). Tendo como referência as linhas verticais da madeira, retire dois pontos para os olhos, e, em seguida, desenhe uma linha fina para delimitar o perímetro do rosto.
Passo 2: Para desenhar os braços, imagine uma linha a partir do ponto do olho até a mão. Este será o interior do braço. No caso da noiva, uma linha horizontal liga os dois braços pelo vestido da noiva (depois é só fazer o decote como você preferir). Para o noivo, desenhe um V no centro logo abaixo do pescoço, este será o desenho do terno.
Passo 3: Pintar o cabelo da noiva. Use a parte plana do seu pincel chato para contornar as bordas.
Passo 4: Pintar o cabelo do noivo. Mais uma vez, utilizar a parte plana da escova para delinear o cabelo. Para a barba, usar o pincel fino. Para fazer uma “sombra de cinco horas”, utilize o palito ou pincel fino para stipple ao longo da face.
Passo 5: lavar e remodelar o pincel entre cada uso.
Passo 6: Pintar a parte branca para o V da camisa do noivo. Redesenhar o V para a camisa do noivo, se necessário. Use o pincel fino para esses detalhes.
Passo 7: Pinte o vestido da noiva com o pincel chato, certificando-se de que seu cabelo está seco para que você possa apoiar o dedo na cabeça enquanto pinta o corpo. Dependendo de sua pintura, o vestido pode exigir duas demãos. Se assim for, deixe a tinta secar entre cada camada.
Passo 8: Pinte terno do noivo. Mais uma vez, use o pincel chato para ir ao redor das mãos. Ir para o pescoço para o terno. Use o pincel fino, se necessário, mas o pincel chato funciona bem.
Passo 9: Pontilhar os olhos e, usando o palito, começar a trabalhar em outros detalhes.
Passo 10: Vamos terminar a noiva! Desenhe algumas linhas que sugerem os babados de seu vestido e desenhe o contorno para o bouquet. Para este último, desenhar um círculo simples e, em seguida, começar a pintar as primeiras folhas, deixando um espaço para as flores. A simplicidade é a chave aqui. Depois de trabalhar sobre as folhas, comece a adicionar as flores com uma ou duas cores. Pense em um padrão simétrico: folha, flor, folha, flor…
Passo 11: Adicione os retoques finais para o seu buquê. O palito pode ser usado aqui para adicionar pontos de lavanda. Agora, faça sombras com linhas de grafite sobre o vestido usando o tortillon. Isto vai dar um efeito de ondas no vestido.
Passo 12: Vamos terminar o noivo! Usando tinta e um pincel muito fino ou um tortillon para misturar a linha. Enrole um post-it em torno do corpo para desenhar a linha de revestimento. Misture sobre a linha com o tortillon.
Passo 13: Você está quase terminando! Uma vez que os olhos estão secos, comece a apagar as marcas de lápis que você pode começar a ver a imagem final. Aplicar o revestimento final na parte superior. O trabalho sobre a cabeça primeiro, deixe secar e, em seguida, aplicar o revestimento para o corpo. Seja generoso. Uma vez feito isso, depois de todo esse trabalho duro, dizer “sim” será ainda mais especial.