PROCURA FORNECEDOR?

Tudo o que você precisa saber sobre vinhos

tudo_sobre_vinhos2

A cada dia novas vinícolas aparecem com novos produtos. Antigamente tínhamos a opção de um vinho alemão que circulava em todas festas. Na verdade, não são novas vinícolas, são vinícolas antigas com produtos repaginados, principalmente por influência dos filhos, a terceira geração de imigrantes, que está bem mais antenada no mercado e faz essa união entre tradição, tecnologia e marketing.

E fazem aparecer vinhos de qualidade com embalagens bem atuais. Com o crescimento do consumo, a vontade do consumidor em entender mais de vinho e a curiosidade aumentada tornou uma tarefa bem legal achar o espumante ideal para a sua festa.

Existem espumantes de qualidade em todas as faixas de preço: bruts, rosés bruts, demi secs, uma grande variedade de opções! Mas, na minha opinião, escolher o vinho ainda envolve conhecer a família que faz o vinho e a história que envolve todo o processo do vinho antes claro de prová-lo.

O Brasil já é destaque mundial nos espumantes, sejam eles “charmats” ou “champenoises”. Fomos “velocistas”, e em pouco tempo percorremos uma grande distância, e estamos bem emparelhados com países que produzem espumantes há bem mais tempo.

Tradição e tecnologia nos ajudaram a achar o melhor solo pra cada tipo de uva!! Por isso, escolher hoje o espumante da sua festa tem que ser uma curtição e, claro, finalizando em uma degustação bacana.

Mas existem algumas palavras-chave que são atalhos pra sua escolha final:

– “Uvas colhidas a mão”: elas chegam em melhores condições e com maior rapidez na prensagem, que é um momento bem delicado pra elaboração do vinho. Elas com certeza vão render um produto final com melhor qualidade que as colhidas com máquinas.

– “Vinhedos próprios”: quando a vinícola usa uvas de seu plantio, o enólogo, junto com um agrônomo, acompanham todo o processo de hibernação, poda e floração, até o momento certo da colheita, beneficiando e muito a qualidade do vinho.

Existem varias opções de vinhos de qualidade em todas as faixas de preço, e o importante é fazer uma breve pesquisa. A internet ajuda, e muito, a fazermos um cálculo de consumo bem feito para auxiliar nos custos. Mas depois vale a pena experimentar os espumantes em uma degustação às cegas, sem a identificação do rótulo. Isso sim desmistifica muita coisa!

Sobre o Colunista

A LivImport, empresa de Guilherme Menin, trabalha exclusivamente com consignação de bebidas para eventos. Seus espumantes são acompanhados de perto por um enólogo, desde a colheita até o produto estar disponível no estoque. A LivImport está em constante pesquisa dentro e fora do país a procura de novos rótulos que atendam aos critérios da empresa para melhor atender os clientes.